Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 23 de janeiro de 2025
MUNDO: Uma tempestade que se intensifica rapidamente, conhecida como ciclone-bomba, pode trazer problemas para o nordeste e o Meio-Atlântico dos Estados Unidos neste fim de semana. Neve, gelo, ventos fortes e inundações estão entre as previsões, tornando viagens potencialmente perigosas nessas regiões.
“Há previsão de que uma tempestade de inverno significativa criará impactos na sexta-feira (28) até o fim de semana, do Atlântico Central ao nordeste”, disse o Centro de Previsão do Tempo do país na manhã de terça-feira (25).
A tempestade deve subir a costa leste nesta sexta-feira para sábado; sua localização em relação à costa determinará a forma que ela assumirá. Os modelos de previsão discordam sobre exatamente onde está o próximo sistema de baixa pressão e quão forte ele se tornará até o final da semana.
É importante notar que os modelos de previsão mudam diariamente e não há razão para acreditar que as execuções de modelos mais recentes sejam mais confiáveis do que as execuções de ontem.
Mas, apesar das incertezas atuais, “é cada vez mais provável que traga neve pesada, granizo e chuva para a região, incluindo áreas metropolitanas da I-95”, acrescentou o Centro de Previsão do Tempo.
O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia na Filadélfia também reiterou na terça-feira que as previsões atuais para esta tempestade são semelhantes a outras previsões de 3 a 5 dias de tempestades significativas anteriores, uma razão para observar isso de perto no futuro.
As acumulações de neve e gelo podem se tornar relevantes. O escritório do serviço meteorológico em Boston também observou na terça-feira que alguns dos modelos têm o sistema de baixa pressão logo acima de um ponto ideal de previsão conhecido como “Benchmark 70/40”.
Sistemas de baixa pressão que se deslocam sobre este local, a interseção de 40 graus de latitude norte e 70 graus de longitude oeste, são conhecidos por serem fortes no nordeste e muitas vezes trazem grandes quantidades de neve para a área.
Se isso acontecer na sexta-feira, provavelmente haverá uma faixa de neve de 20 a 30 centímetros sobre áreas no sul de New England.
Enquanto o foco é tipicamente o nordeste, o Meio-Atlântico também pode ser fortemente impactado por este ciclone.
“Este ciclone não é fácil”, disse o escritório de Baltimore na manhã de terça-feira. “No entanto, o padrão geral do fenômeno parece ser uma tempestade de neve para grande parte da área atingida”.
À medida que a tempestade se move pela costa leste, espera-se que ela se fortaleça rapidamente e possivelmente se torne um ciclone-bomba com ventos fortes, que podem causar inundações costeiras e erosão da praia.
As marés altas se combinarão com os ventos ao longo da costa atlântica e podem causar inundações costeiras significativas.