• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 31 de janeiro de 2025

Distração de Elon Musk com Twitter acende sinal de alerta para investidores da Tesla

Ações da Tesla caíram quase 4% na quinta-feira (14), depois que Musk divulgou que havia feito uma oferta


cnn

Publicada em: 18/04/2022 14:40:43 - Atualizado

MUNDO: A Tesla está em um mercado de carros elétricos altamente competitivo. E o CEO Elon Musk já estava ocupado fazendo malabarismos com cargos de liderança na SpaceX, The Boring Company e Neuralink antes de lançar uma oferta de aquisição não solicitada para o Twitter. Isso é um monte de distrações. E pode ser demais para os investidores da Tesla.

As ações da Tesla caíram quase 4% na quinta-feira (14), depois que Musk divulgou que havia feito uma oferta de mais de US$ 41 bilhões para comprar o Twitter. As ações da Tesla subiram um pouco na segunda-feira (18), mas ainda caíram 6% até agora em 2022.

A “boa notícia” para os acionistas da Tesla é que as ações não estão tão baixas quanto as rivais automotivas GM, Ford e a proprietária da Chrysler, Stellantis. As ações das Três Grandes de Detroit caíram mais de 20% este ano.

A Tesla não estava imediatamente disponível para comentar se a busca de Musk pelo Twitter poderia tirar seu foco na empresa. Mas a empresa conseguiu prosperar apesar da atmosfera muitas vezes circense em torno de Musk.

Para esse fim, espera-se que a Tesla relate um aumento de quase 145% no lucro por ação em relação ao ano anterior, quando divulgar os resultados do primeiro trimestre na quarta-feira.

Os analistas estão prevendo um salto de mais de 70% nas vendas graças à forte demanda global pelos veículos Modelo S, X, 3 e Y da empresa.

A competição está esquentando

Ainda assim, todas as principais empresas automobilísticas dos EUA estão apostando na Tesla, assim como as principais empresas automobilísticas europeias e asiáticas.

“A oferta de Elon Musk de comprar o Twitter é o mais recente desenvolvimento em uma saga de semanas que é simplesmente uma distração dos muitos desafios enfrentados pela própria Tesla”, disse David Trainer, CEO da New Constructs, uma empresa de pesquisa de investimentos, em um e-mail.

“Elon Musk deve se concentrar na Tesla e não perder tempo tentando adquirir e gerenciar [o Twitter]”, acrescentou Trainer. “A Tesla está enfrentando uma concorrência significativa no espaço de veículos elétricos. As principais montadoras estão se atualizando e fabricando veículos elétricos inovadores.”

Há também a crescente ameaça de novos rivais EV como Rivian e Lucid nos Estados Unidos, bem como Nio, Xpeng e Li Auto na China.

Com a concorrência em todo o mundo aumentando, alguém poderia pensar que Musk gostaria de priorizar a Tesla em vez de se inclinar para o moinho de vento da mídia social que é o Twitter.

A tentativa talvez quixotesca de Musk de assumir o Twitter e moldá-lo no que ele afirma ser uma plataforma que apoia melhor a liberdade de expressão também pode fazer com que algumas empresas proeminentes relutem em gastar dinheiro em um Twitter liderado por Musk.

“Como Musk demonstrou sua sede de mudar o Twitter principalmente no que diz respeito à moderação de conteúdo, algumas grandes marcas podem hesitar em colocar anúncios ao lado do que consideram conteúdo mais questionável”, disse Ali Mogharabi, da Morningstar, em um relatório.


    Fale conosco