Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 1 de fevereiro de 2025
MUNDO-O mais letal terremoto em décadas matou ao menos mil pessoas no Afeganistão nesta quarta-feira, 22. O tremor ocorreu em uma região rural e montanhosa do leste do Afeganistão na madrugada de quarta-feira. Ao menos outras 1,5 mil pessoas ficaram feridas.
Segundo as autoridades, o número provavelmente deve aumentar, porque terremotos dessa força causam danos graves na área remota, onde casas e outros edifícios são mal construídos e deslizamentos de terra são comuns.
Os esforços de resgate provavelmente serão complicados, porque o epicentro ocorreu em uma região montanhosa de difícil acesso com aldeias remotas.
O desastre representa um grande teste para o governo, porque muitas agências internacionais de ajuda deixaram o Afeganistão após a tomada do país pelo Taleban no ano passado e a retirada caótica dos militares dos EUA da guerra mais longa de sua história. Os socorristas chegaram ao local de helicóptero.
O Departamento Meteorológico do Paquistão disse que o epicentro do terremoto foi na província de Paktika, no Afeganistão, cerca de 50 quilômetros a sudoeste da cidade de Khost. Edifícios também foram danificados na província de Khost.