• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Otan convida formalmente Suécia e Finlândia para se juntarem à aliança militar

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, comunicou a decisão em suas redes sociais


cnn

Publicada em: 29/06/2022 09:52:31 - Atualizado

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) convidou formalmente a Suécia e a Finlândia para se juntarem à aliança militar liderada pelos Estados Unidos, de acordo com um comunicado dos chefes de Estado e da Otan divulgado nesta quarta-feira (29).

“Hoje, decidimos convidar a Finlândia e a Suécia a se tornarem membros da Otan e concordamos em assinar os Protocolos de Adesão”, disse o comunicado.

Mais cedo, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que, após o convite, “precisamos de um processo de ratificação em 30 parlamentos; isso sempre leva algum tempo, mas também espero que seja rápido porque os aliados estão prontos para tentar fazer esse processo de ratificação acontecer o mais rápido possível.”

Guerra na Ucrânia, influência da China e mudanças climáticas pautam Cúpula da Otan

Os estados-membros da Otan estão reunidos nesta semana em Madri, na Espanha, para discutir questões de segurança na Europa em meio à invasão da Ucrânia pelas forças russas. A série de reuniões começou na terça (28) e vai até quinta-feira (30).

Para falar sobre o conflito, o encontro contou com um pronunciamento do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Além disso, a aliança discutirá sobre a crescente influência da China na política mundial e os impactos das mudanças climáticas.

O evento também se concentrará em redigir um novo Plano Estratégico, que definirá os valores, os objetivos e as funções da Otan para a próxima década –a versão atual foi redigida em 2010 e, portanto, as diretrizes precisam ser atualizadas tendo em vista o novo cenário mundial.

Biden apoia acordo que permite ingresso de Finlândia e Suécia à Otan

O presidente Joe Biden divulgou mais cedo o apoio a um acordo que permitiria que a Finlândia e a Suécia se juntem à Otan e desempenhou um papel nos bastidores das negociações dos países nórdicos com a Turquia, disse uma autoridade sênior dos EUA na terça-feira.

A Turquia abandonou sua oposição à adesão da Finlândia e da Suécia à Otan a tempo da cúpula anual da aliança em Madri. A autoridade, falando a repórteres sob condição de anonimato, disse que Biden conversou com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan sobre a Otan na terça-feira, a pedido das duas nações.

O funcionário disse que o acordo permitirá uma expansão da aliança de 30 membros e marcará “uma mudança significativa na postura de segurança”.

A Turquia não insistiu que suas demandas por aviões de guerra americanos avançados fossem incluídas nas negociações, disse a autoridade. Biden e Erdogan devem se encontrar à margem da cúpula na quarta-feira.

“Parabéns à Finlândia, Suécia e Turquia pela assinatura de um memorando trilateral — um passo crucial para um convite da Otan à Finlândia e à Suécia, que fortalecerá nossa Aliança e reforçará nossa segurança coletiva — e uma ótima maneira de começar a Cúpula”, disse Biden antes de assinatura.

Uma presença militar americana reforçada na Europa Oriental e dois novos membros da Otan – um que compartilha uma fronteira de mais de 1200 km com a Rússia – é exatamente o resultado que o presidente russo, Vladimir Putin, esperava evitar quando invadiu a Ucrânia há mais de quatro meses.

“Eu disse que Putin está procurando a “finlandização” da Europa. Ele vai conseguir a “otanização” da Europa. E isso é exatamente o que ele não queria, mas exatamente o que precisa ser feito para garantir a segurança da Europa. E eu acho que é necessário”, disse Biden.


Fale conosco