• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Fala de ex-assessora da Casa Branca é “bomba” para Donald Trump, avaliam aliados

Ao comitê da Câmara dos EUA que investiga o ataque ao Capitólio, Cassidy Hutchinson detalhou ações agressivas do então presidente


CNN

Publicada em: 29/06/2022 09:55:06 - Atualizado

MUNDO: Assessores do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ficaram sem palavras após à primeira metade do depoimento de Cassidy Hutchinson na terça-feira (28), reconhecendo ao site que seu depoimento foi “uma bomba” com repercussões potencialmente enormes para Trump.

Trump já estava se preparando para um dia tenso de depoimentos de Hutchinson, que disse anteriormente ao comitê seleto da Câmara dos EUA que o ex-presidente aprovava as ameaças violentas de manifestantes contra o vice-presidente Mike Pence em 6 de janeiro de 2021.

“Isso é uma bomba. É impressionante. É chocante. Não tenho palavras. É simplesmente impressionante”, disse um conselheiro do ex-presidente. “Isso pinta uma imagem de Trump completamente desequilibrado e perdendo completamente o controle que, para sua base, pensa nele como alguém que está no comando o tempo todo”, acrescentou.

O conselheiro, que está em uma conversa em grupo com vários outros assessores e aliados de Trump durante a audiência, disse que “ninguém está levando isso com ânimo leve”. “Pela primeira vez desde que as audiências começaram, ninguém está ignorando isso”, disse.

Outro aliado de Trump disse ao site que o depoimento de Hutchinson, ex-assessora de alto escalão do chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, selaria o destino de Meadows como “persona non grata” para o ex-presidente.

“Esta é uma das razões pelas quais [Trump] está furioso com Meadows. Ele já estava congelado, mas agora será persona non grata”, afirmou.

As surpreendentes revelações do depoimento de Hutchinson sobre o comportamento errático e o estado de espírito de Trump em 6 de janeiro podem tornar mais fácil para os candidatos republicanos à presidência desafiarem o ex-presidente em uma eleição primária, acrescentou o aliado de Trump.

“Este é basicamente um comercial de campanha para (o governador da Flórida) Ron DeSantis 2024”, disse.

Trump afirma que mal conhece Hutchinson

Trump, como costuma fazer com assessores e aliados de quem já esteve próximo, mas depois se voltou contra ele, afirmou na terça-feira que “mal conhece” Hutchinson e que rejeitou pessoalmente um pedido que ela fez para se juntar à sua equipe pós-presidência em Mar-a-Lago.

“Quando ela pediu para ir com alguns outros da minha equipe para a Flórida depois de eu ter cumprido um mandato completo, eu pessoalmente recusei seu pedido”, disse Trump em sua rede social.

Trump tentou classificar o testemunho de Hutchinson como vingança, alegando que ela estava “muito chateada e irritada por eu não a querer” em sua residência em Palm Beach.

A tentativa do ex-presidente de se distanciar de Hutchinson, a quem ele descreveu como “más notícias” na terça, ocorreu depois que o comitê demonstrou o quão perto ela estava do Salão Oval como assistente de Meadows. Vários ex-assessores da Casa Branca também atestaram publicamente a proximidade de Hutchinson com Trump e seu chefe de gabinete.


Fale conosco