• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Otan aumenta número de soldados em prontidão para ameaça russa no Leste Europeu

Aliança militar designará forças para regiões específicas ao longo do Leste Europeu


CNN

Publicada em: 29/06/2022 15:27:11 - Atualizado


MUNDO: A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordou nesta quarta-feira (29) em colocar mais de 300 mil soldados em alta prontidão a partir de 2023, acima dos 40 mil anteriores, uma nova formação militar projetada para melhor combater a Rússia, o país que a aliança designou como a maior ameaça.

A medida substitui a Força de Resposta da Otan, que foi durante anos a primeira a responder a qualquer ataque russo ou outra crise. O novo modelo assemelha-se à forma como as forças da Otan foram organizadas durante a Guerra Fria.

Naquela época, países aliados específicos receberam a defesa de setores específicos da fronteira entre a Alemanha Ocidental e Oriental.

“Hoje, os líderes da Otan decidiram uma mudança fundamental em nossa defesa e dissuasão para responder a uma nova realidade de segurança”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, a repórteres.

“Aprimoraremos nossos grupos de batalha na parte leste da aliança até o nível de brigada. Transformaremos a Força de Resposta da Otan e aumentaremos o número de forças de alta prontidão para mais de 300 mil”, acrescentou.

Uma brigada tem cerca de 3 mil a 5 mil soldados, enquanto um batalhão – a unidade que compunha um grupo de batalha no passado – normalmente tem entre 300 a 1.000 soldados.

Ao mesmo tempo, a Otan designará forças para a defesa de regiões específicas ao longo de seu flanco leste e armazenará mais equipamentos militares para acelerar o envio de quaisquer reforços que possam ser necessários.

“Esta é a primeira vez desde a Guerra Fria que temos esse tipo de plano com forças pré-atribuídas”, disse Stoltenberg.

“Eles trabalharão com as forças de defesa domésticas e se familiarizarão com o terreno local, instalações e estoques preposicionados para que possamos reforçar ainda mais rápido”, disse ele.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, os aliados da Otan aumentaram suas tropas nos países bálticos, vistos como particularmente vulneráveis ​​a um ataque russo, expandindo fortemente os batalhões multinacionais baseados lá.

A Alemanha já avançou com esses planos, prometendo uma brigada designada para a defesa da Lituânia e uma divisão geral – cerca de 15.000 soldados – para as forças de alta prontidão, bem como cerca de 65 aviões e 20 navios.

Enquanto parte da brigada permanecerá de prontidão na Alemanha e apenas ocasionalmente circulará pelo país, a unidade terá um quartel-general permanente com funcionários na Lituânia.

A Grã-Bretanha tem planos semelhantes para a defesa da Estônia.

Mas para a Otan, o novo modelo de força não é apenas um retorno à sua postura da Guerra Fria. Com o alargamento a leste da Otan, a fronteira a proteger expandiu-se significativamente e agora vai do Báltico ao Mar Negro.

A Otan não precisou se preocupar com drones, ataques cibernéticos ou armas hipersônicas durante a Guerra Fria. “A maneira como usamos e empregamos forças não será a mesma que tínhamos na Guerra Fria, especialmente porque reconhecemos domínios adicionais”, disse uma autoridade dos Estados Unidos.

“Agora temos cinco domínios de operação – as pessoas falam sobre terra, ar e mar, mas também temos cibernética, temos espaço. E isso também é importante.”



    Fale conosco