Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 3 de fevereiro de 2025
MUNDO: O rei Charles III será oficialmente proclamado o novo monarca do Reino Unido em uma reunião do Conselho de Adesão no Palácio de St. James no sábado (10), disse o Palácio de Buckingham.
A reunião do Conselho, que tem duas partes, proclama o novo soberano e vê o rei assinar um juramento para defender a segurança da Igreja na Escócia.
Após a reunião, haverá a proclamação principal da varanda com vista para Friary Court no Palácio de St. James, com outros anúncios do novo monarca feitos em todo o Reino Unido e na cidade de Londres.
Com a morte da rainha Elizabeth II, Charles automaticamente se torna o novo rei do Reino Unido. Aos 73 anos, ele será o monarca mais velho a ser coroado na história britânica.
Charles já estava assumindo alguns dos compromissos da rainha este ano em virtude dos problemas de mobilidade da matriarca. Em maio, substituiu a mãe na abertura do Parlamento Britânico.
Nascido em 14 de novembro de 1948, Charles é o primogênito de Elizabeth e Philip, sendo o herdeiro aparente desde os três anos de idade, quando sua mãe assumiu o trono após a morte do rei George VI.
Quando completou 9 anos, foi nomeado Príncipe de Gales e Conde de Chester por sua mãe perante o Parlamento.
Ao se tornar o soberano, Carlos tinha a opção de adotar qualquer nome que escolher para seu reinado. Ele escolheu ser chamado de rei Charles III.
O príncipe de Gales foi casado com a princesa Diana de 29 de julho de 1981 a 28 de agosto de 1996, quando o divórcio foi oficializado, mas o casal estava separado desde 9 de dezembro de 1992.
Em 1997, Diana morreu em um trágico acidente de carro, deixando dois filhos com Charles: William, agora o primeiro na linha sucessória ao trono, e Harry, que abdicou de suas funções de membro da realeza.
Atualmente, o rei é casado com Camilla Parker-Bowles, agora rainha consorte.