Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 22 de dezembro de 2024
MUNDO- Miguel Díaz-Canel foi indicado nesta quarta-feira (18) oficialmente como único candidato a sucessor de Raúl Castro na sessão da Assembleia Nacional em Havana.
A proposta está sujeita a uma votação no final do dia pela Assembleia e o resultado será formalmente anunciado na quinta. Questões como essa são geralmente aprovadas por unanimidade ou quase unanimidade.
Civil de 57 anos, Díaz-Canel já vinha sendo apontado como provável substituto de Raúl, o que deve ser oficializado até esta quinta pela Assembleia. O atual mandatário, irmão de Fidel Castro, não aparece na lista de nomes indicados para formar a cúpula do poder cubano.
A sessão começou por volta das 9h desta quarta (10h em Brasília) .
Pela primeira vez em quase 60 anos, Cuba será governada por uma pessoa de fora da família Castro. Mas, segundo a EFE, lideranças afirmam que o país não vive uma transição política, mas sim uma troca de geração na cúpula revolucionária (veja abaixo vídeo com mudanças implantadas por Raúl).
A trajetória de Díaz-Canel se deu dentro do Partido Comunista de Cuba e sob a tutela de Raúl Castro. Ele nasceu em 1960, um ano depois da Revolução, na província central de Villa Clara. Foi nomeado Ministro do Ensino Superior por Raúl Castro em 2009 e ficou no cargo durante três anos.
Antes, foi líder da união de Jovens Comunistas em sua província e chegou à liderança da juventude nacional do Partido Comunista de Cuba (PCC) em 1993.
Em março de 2012, foi nomeado vice-presidente do Conselho de Ministros para a Ciência, Educação, Esportes e Cultura, dando início a uma atividade frenética nacional e internacional, muitas vezes na companhia ou em nome de Raúl Castro.
Tem dois filhos de seu primeiro casamento.
Alto e de cabelos grisalhos, ele agrada aos interlocutores por ser um "bom ouvinte" e "extremamente simples", de acordo com aqueles que o conhecem, e por parecer com o ator Richard Gere, segundo mulheres que se declaram admiradoras.