Bolsonaro vence em Israel, Paraguai e Venezuela; Lula no Reino Unido, França e Palestina
Número de eleitores do exterior equivale a 0,45% do total.
g1
Publicada em: 03/10/2022 10:18:27 - Atualizado
MUNDO: Com 99,15% das urnas no exterior apuradas até as 00h50 desta segunda-feira (3) de primeiro turno da eleição, o candidato Lula (PT) lidera e registra 47,13% dos votos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até agora, nos municípios estrangeiros com 100% das seções eleitorais apuradas, o petista venceu em 79. Dessa forma, Lula venceu em países como a Palestina, Reino Unido e França.
Jair Bolsonaro, por sua vez, venceu em 44 cidades e assegurou a vitória em países como Israel, Paraguai e Venezuela (veja abaixo a lista das cidades e países).
O petista garantiu maioria dos votos na China e a apuração total das urnas deve indicar sua vitória no país. O mesmo ocorreu com Bolsonaro nos países com grandes concentrações de brasileiros, como os EUA e Japão.
Os dois candidatos receberam a maioria dos votos no total e irão disputar o segundo turno em 30 de outubro.
Números da eleição
Ao todo, 697.084 brasileiros que moram no exterior estavam aptos para votar para escolher o próximo presidente do Brasil. Quem vive em países estrangeiros só pode votar para esse cargo. O número de eleitores aptos é 39,21% maior que o registrado nas eleições de 2018.