Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 3 de fevereiro de 2025
MUNDO: A tempestade tropical Julia atingiu a Nicarágua, na América Central, na madrugada deste domingo (9). Um alerta feito pelo NHC (Centro Nacional de Furacões) dos Estados Unidos informava que os ventos chegavam a 112 km/h nesta manhã.
Ainda na categoria de furacão, o Julia percorreu o mar do Caribe e atingiu o arquipélago colombiano de San Andrés e Providencia, no sábado. Não há relatos de danos significativos e mortes.
Em Bluefields, na Nicarágua, as chuvas intensas começaram por volta da meia-noite (horário local). O NHC diz que que risco de inundações repentinas e deslizamentos de terra, inclusive em países vizinhos, como El Salvador, Honduras e Guatemala.
O governo nicaraguense informou ter retirado cerca de 6.000 pessoas de áreas de risco em Laguna de Perlas, nos Cayos Miskitos, uma ilha costeira no Caribe.
O diretor de meteorologia do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais, Marcio Baca, disse à agência de notícias AFP que “esta tempestade está vindo devagar, mas de maneira progressiva, evoluindo e se fortalecendo”.