Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025
MUNDO: Em um ato simbólico nesta quarta-feira (23), os legisladores do Parlamento Europeu reconheceram a Rússia “como um estado patrocinador do terrorismo e como um estado que usa meios de terrorismo”, pedindo à União Europeia “que isole ainda mais a Rússia internacionalmente”.
O Parlamento da UE tomou a decisão à luz dos “ataques deliberados e atrocidades cometidas pelas forças russas e seus representantes contra civis na Ucrânia, a destruição de infraestrutura civil e outras violações graves do direito internacional e humanitário”, que “se somam a atos de terror e constituem crimes de guerra”, de acordo com um comunicado de imprensa.
“Como a UE atualmente não pode designar oficialmente estados como patrocinadores do terrorismo, o Parlamento pede à UE e a seus estados-membros que estabeleçam a estrutura legal adequada e considerem adicionar a Rússia a essa lista”, disse o comunicado.