Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 22 de dezembro de 2024
MUNDO- O bebê britânico Alfie Evans, de 23 meses, morreu neste sábado (28) no Reino Unido. Os pais da criança, que tinha uma doença neurológica degenerativa, travaram uma batalha judicial para que ele fizesse um tratamento na Itália.
Numa mensagem publicada no Facebook, o pai do bebê, Tom Evans escreveu: "O meu gladiador ganhou seu escudo e as suas asas às 02.30 ... absolutamente desconsolado."
A criança tinha uma condição neurológica degenerativa incurável, e os médicos britânicos diziam que qualquer tratamento adicional era inútil, mas os pais pretendiam levar o bebê para um hospital na Itália, onde ele seria mantido vivo com ajuda de aparelhos.
O governo italiano e o papa Francisco chegaram a manifestar apoio aos pais, no entanto, na última quarta-feira, o juiz Andrew McFarlane, do Supremo Tribunal de Londres, declarou que todos os recursos para transferência do menino haviam sido rejeitados
Na segunda-feira passada, o Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano anunciou ter concedido cidadania italiana a Alfie para facilitar a sua chegada e transporte.
A lei britânica permite que tribunais intervenham quando pais e médicos discordam quanto ao tratamento de uma criança doente. Nesses casos, os direitos da criança têm primazia sobre o direito dos pais para decidir o que é melhor para os filhos.