• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025

Rússia liberta jogadora dos EUA em troca de maior traficante de armas do mundo

Atleta foi trocada pelo traficante de armas russo Viktor Bout, que estava preso há mais de 10 anos em solo americano


jovem pan

Publicada em: 08/12/2022 15:40:44 - Atualizado

MUNDO: A jogadora de basquete Brittney Griner e o traficante de armas russo Viktor Bout foram envolvidos nesta quinta-feira, 8, em uma troca de prisioneiros entre Estados Unidos e Rússia, anunciaram a Casa Branca e o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, respectivamente. 

“Em 8 de dezembro de 2022, no aeroporto de Abu Dhabi, o procedimento de troca do cidadão russo Viktor Bout pela cidadã americana Brittney Griner, que cumpriam pena nas prisões dos EUA e da Rússia, respectivamente, foi concluído com sucesso”, disse o ministério das Relações Exteriores russo no Telegram. Bout, um conhecido traficante de armas russo, estava detido nos Estados Unidos há mais de 10 anos. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na manhã desta quinta-feira que Griner, condenada a nove anos de prisão na Rússia por tráfico de drogas, já estava “segura” e “a caminho” dos Estados Unidos. “Alguns momentos atrás eu falei com Brittney Griner. Ela está segura. Ela está em um avião. Ela está voltando para casa”, tuitou o presidente dos Estados Unidos.


Fale conosco