Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 22 de dezembro de 2024
MUNDO- A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu para 3,9% em abril, seu nível mais baixo em 17 anos, apesar da criação de empregos abaixo do esperado, segundo dados do departamento do Trabalho publicados nesta sexta-feira (4).
A economia americana criou 164 mil empregos, quando os analistas esperavam 190 mil.
A queda de dois décimos de ponto no desemprego, para o nível mais baixo desde dezembro de 2000, deve-se em parte a uma redução da participação dos desempregados no mercado de trabalho.
O relatório de emprego do Departamento do Trabalho dos EUA também mostrou que os salários tiveram apenas leve alta no mês passado, o que poderia aliviar as preocupações de que as pressões inflacionárias estavam aumentando rapidamente, provavelmente mantendo o Federal Reserve, banco central dos EUA, em uma trajetória gradual de aperto monetário (elevação da taxa de juros).
Na quarta-feira (2), o Fed decidiu manter a taxa de juros do país no patamar entre 1,5% e 1,75%.
A última elevação dos juros ocorreu na reunião de 20 e 21 de março, quando o Fed subiu as taxas em 0,25 ponto percentual. Atualmente, o banco central prevê outros dois aumentos dos juros este ano, embora um número crescente de autoridades monetárias veja três altas como uma possibilidade.
O aumento dos juros nos Estados Unidos tem potencial para atrair recursos aplicados em outras economias, sobretudo dos países emergentes.