Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 6 de fevereiro de 2025
MUNDO: Em uma tentativa de começar o ano com uma mudança de visual, a americana Teneal Bernardd acabou tendo uma surpresa nada agradável: uma reação alérgica grave.
Teneal estava pintando o cabelo com uma tonalidade escura quando começou a ficar com o couro cabeludo vermelho e, posteriormente, extremamente inchada. A reação deixou a cabeça e o rosto da mulher irreconhecíveis.
O caso teve de ser resolvido no hospital, com uma combinação de medicamentos anti-histamínicos. Porém, o inchaço ainda permaneceu durante alguns dias.
"Não é doloroso, é apenas mais desconfortável. Eu ainda tenho muito inchaço aqui [abaixo dos olhos]", contou em sua conta do TikTok.
A situação acende um alerta importante, já que todos estamos expostos a uma possível reação alérgica a esses e outros tipos de produtos, como hidratantes e henna para sobrancelhas.
"As tintas de cabelo, assim como qualquer outro produto com que a gente entra em contato, podem causar a dermatite de contato. A dermatite de contato é um processo inflamatório que acontece na nossa pele depois do contato com alguma substância que é potencialmente alergênica, e isso pode acontecer em qualquer fase da vida", explica a médica alergista e imunologista Ana Carolina D'Onofrio e Silva, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
De acordo com a especialista, a qualquer momento o corpo pode "mudar de ideia" com relação àquela substância, ou seja, ele passa a entendê-la como agressiva e desencadeia um processo inflamatório.
No entanto, as tinturas mais escuras, como a utilizada por Teneal, aumentam o risco de uma possível reação.
"As tintas escuras têm uma substância chamada parafenilenodiamina, que é um potencial causador de reação alérgica", alerta Ana Carolina.