Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 6 de fevereiro de 2025
MUNDO: Partículas de urânio enriquecidas a níveis próximos de bombas foram encontradas em uma instalação nuclear iraniana, de acordo com o órgão de vigilância nuclear das Nações Unidas (ONU), enquanto os Estados Unidos alertavam que a capacidade de Teerã de construir uma bomba nuclear se acelera.
Em um relatório, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com sede em Viena, confirmou que partículas de urânio enriquecidas com 83,7% de pureza — que é próximo aos níveis de enriquecimento de 90% necessários para fazer uma bomba nuclear – foram encontradas na Usina de Enriquecimento de Combustível Fordow do Irã, uma instalação nuclear subterrânea localizada a cerca de 32 quilômetros a Nordeste da cidade de Qom.
O relatório diz que, em janeiro, a AIEA coletou amostras ambientais na usina de Fordow, que mostraram a presença de partículas de urânio altamente enriquecido com até 83,7% de pureza.
A AIEA posteriormente informou ao Irã que essas descobertas eram “inconsistentes com o nível de enriquecimento na usina de Fordow conforme declarado pelo Irã e solicitou ao Irã que esclarecesse as origens dessas partículas”, acrescentou o relatório.