• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 6 de fevereiro de 2025

Coreia do Sul e EUA realizam manobras aéreas contra ameaças norte-coreanas

Exercícios militares incluíram bombardeiros estratégicos e caças; Coreia do Norte disse que países cruzaram 'linha vermelha'


R7

Publicada em: 06/03/2023 16:07:48 - Atualizado


MUNDO: A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (2) que realizou exercícios aéreos conjuntos com os Estados Unidos, que incluíram bombardeiros estratégicos e caças, o que provoca uma forte ameaça da Coreia do Norte.

Os aviões sobrevoaram o mar Amarelo, entre a China e a península coreana, na quarta-feira (1º), de acordo com o Ministério da Defesa sul-coreano.

"Os exercícios combinados demonstram a disposição e a capacidade dos EUA de fornecer uma dissuasão confiável e abrangente contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", disse o Ministério da Defesa.

Os exercícios envolveram um bombardeiro estratégico B-1B e caças furtivos F-22 e F-35B da Força Aérea dos EUA, além do F-35A da Coreia do Sul, de acordo com o ministério.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte respondeu que, com os exercícios, os Estados Unidos "desencadearão um confronto total" com Pyongyang, segundo a agência de notícias estatal KCNA.

Ele afirmou que os movimentos de Seul e Washington cruzaram "uma linha vermelha extrema".

Seul está ansiosa para convencer seu povo do compromisso dos EUA com sua defesa, depois de um ano em que a Coreia do Norte se declarou uma potência nuclear "irreversível" e realizou testes de armas quase todos os meses.

Austin e o ministro da Defesa sul-coreano, Lee Jong-sup, concordaram em "expandir e fortalecer o nível e a magnitude" dos exercícios militares conjuntos à luz das "provocações contínuas" de Pyongyang, incluindo um recente ataque de drones.


Fale conosco