• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 6 de fevereiro de 2025

Rússia faz ofensiva em várias regiões da Ucrânia; autoridades relatam 11 mortes

Presidente ucraniano afirmou que a infraestrutura e edifícios residenciais em 10 regiões foram atingidos


cnn

Publicada em: 09/03/2023 09:59:27 - Atualizado

MUNDO: Pelo menos 11 pessoas foram mortas por uma onda de ataques de mísseis russos na Ucrânia durante a noite de quinta-feira (8), provocando pedidos por mais carregamentos de armas e sanções contra a Rússia.

A primeira grande série de ataques com mísseis desde meados de fevereiro quebrou o período mais longo de relativa calma desde que Moscou iniciou uma campanha para atacar a infraestrutura civil da Ucrânia há cinco meses.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a infraestrutura e edifícios residenciais em 10 regiões foram atingidos.

“Os ocupantes só podem aterrorizar os civis. Isso é tudo o que podem fazer. Mas isso não os ajudará. Eles não vão evitar a responsabilidade por tudo o que fizeram”, afirmou Zelensky em um comunicado.

Pelo menos cinco pessoas morreram em um ataque que destruiu uma casa na região de Lviv, de acordo com os serviços de emergência. Imagens de drones da região, a cerca de 700 km de qualquer campo de batalha militar, mostraram uma casa destruída cercada por prédios seriamente danificados.

Outro civil foi morto por ataques na região de Dnipro. Três civis foram mortos separadamente pela artilharia em Kherson.

Na capital Kiev, os moradores foram acordados por explosões. Um alerta de ataque aéreo durante a noite que durou sete horas foi o mais longo da campanha aérea russa iniciada em outubro.

“Ouvi uma explosão muito alta, muito alta. Rapidamente pulamos da cama e vimos um carro pegando fogo. Então os outros carros também pegaram fogo. Os vidros quebraram nas varandas e janelas”, disse Liudmyla, de 58 anos, segurando uma criança em seus braços.

“É muito assustador. Muito assustador. A criança se assustou e pulou da cama”, contou ela. “Como eles podem fazer isso? Como isso é possível? Eles não são humanos, não sei como chamá-los. Eles estão assustando as crianças, o estado mental delas será prejudicado.”



Fale conosco