• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

Idosos e mães são as principais vítimas do Golpe do WhatsApp

As vítimas escolhidas para sofrerem esse tipo de golpe são os idosos, isto porque eles são mais fáceis de acreditar


Rondonotícias

Publicada em: 03/07/2023 08:01:54 - Atualizado

PORTO VELHO - RO: O golpe do WhatsApp é uma estratégia usada por criminosos para enganar os usuários do aplicativo e obter informações pessoais, financeiras ou realizar atividades fraudulentas. Embora existam várias variações desse golpe, a ideia principal é convencer a vítima a compartilhar dados sensíveis ou realizar ações indesejadas.

De acordo com o delegado Swami Otto, da Delegacia de Combate a Defraudações as vítimas escolhidas para sofrerem esse tipo de golpe são os idosos, isto porque eles são mais fáceis de acreditar no que estão falando para eles. “São pessoas com um caráter ilibado onde, para eles, a palavra é o que vale”, acrescentou. Os criminosos se aproveitam porque essa faixa etária tem pouca familiaridade com tecnologia e acabam não sabendo quando uma notícia é verdadeira ou não.

No caso dos idosos os golpistas analisam o perfil de alguém nas redes sociais, descobrem quem são os familiares e pegam uma foto da pessoa cria um WhatsApp e manda mensagem para a família. Segundo Swami eles escolhem principalmente a mãe para executar os golpes porque elas têm mais tendência a acreditar que está falando com o filho. 

“Já tive um caso em que uma senhora idosa passou uma semana mandando dinheiro para uma pessoa que se passava pelo filho. Eles inventam uma situação de um momento difícil, inventam que estão devendo para uma pessoa e está sendo ameaçado e sensibiliza essa mãe que vai dando dinheiro até que chega um momento que descobre que caiu em um golpe”, esclareceu o delegado.


Fale conosco