Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO: Nesta terça-feira, 04, o Rondonotícias traz mais uma matéria feita com o delegado Swami Otto Barbosa, titular da Delegacia de Combate a Defraudações da capital, sobre golpes cibernéticos, delito que faz muitas vítimas na internet. O chamado 'Golpe da Novinha' é mais uma das maneiras que criminosos encontraram para atrair pessoas desavisadas nas redes sociais e extorqui-las.
Segundo o delegado Swami Otto, esse crime é praticado principalmente contra homens, na maioria das vezes casados, que com idades acima de 35 anos.
DETALHES DO CRIME:
Ele explica que o homem recebe uma mensagem no privado das suas redes sociais, de uma jovem bonita e atraente convidando para conversar no WhatsApp. A conversa ali se inicia e ela manda uma foto íntima. Logo em seguida, ela pede para a vítima enviar uma também e quando ele envia a imagem, a conversa se encerra de repente e a jovem some por uns dias.
Quando retorna o contato, já não é mais ela, é uma pessoa se passando por um delegado de polícia informando que a família da pessoa com quem ele trocou fotos intimas o procurou mostrando as conversas, contaram que a menina é menor de idade que teve um surto psicótico e está internada em uma clínica.
Na sequência, começa a extorquir o homem pedindo dinheiro para ajudar no tratamento da suposta menor, ameaçando prendê-lo ou mesmo mostrar as conversas para os familiares.
“Ele fica com medo, não quer ser exposto, tem vergonha da família e acaba aceitando a condição, manda uma vez, mas nunca fica somente nessa vez, os bandidos irão pedir cada vez mais até chegar um momento que ele não aguenta e procura uma delegacia” explica o delegado. “Desconfie desse tipo de perfil, mulheres atraentes sem nenhum conhecimento prévio com conversas muito íntimas, mandando fotos, isso certamente se trata de um golpe”, alertou concluindo.