• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

Rondônia é campeão nacional em crimes de mortes contra as mulheres, diz anuário

Nos últimos tempos, os registros de ataques contra mulheres, geralmente praticados por maridos, companheiros, noivos ou namorados, deram um salto no Estado...


Sérgio Pires

Publicada em: 31/07/2023 22:13:14 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - Não se pode mais ignorar o que está acontecendo em nosso Estado, em relação ao assassinato de mulheres, agora tratado como feminicídio pela linguagem do politicamente correto, como se dar um apelido sofisticado resolvesse a violência e a brutalidade contra elas. 

De acordo com o Anuário da Violência no país, somos campeões nacionais em crimes de mortes contra as mulheres, com 3,1 casos por 100 mil habitantes. Há dois anos, éramos o sexto neste triste índice, superados então por estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Acre e Tocantins.

Nos últimos tempos, os registros de ataques contra mulheres, geralmente praticados por maridos, companheiros, noivos ou namorados, deram um salto. Raros são os fins de semana, principalmente, que não se registra algum caso mais grave de violência, muitos deles na Capital, mas também em várias cidades rondonienses. 

Leis muito mais duras, centenas de medidas protetivas emanadas da Justiça, impedindo os agressores de se aproximarem de suas vítimas, penas mais duras, nada disso tem diminuído este tipo de crime, que, infelizmente, não há como prevenir. Só uma profunda mudança na nossa sociedade e o fim do machismo exacerbado podem amenizar este dramático quadro.


Fale conosco