Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - Pessoas mal intencionadas têm buscado rotineiramente satisfazerem desejos fúteis, seja para aplicarem uma simples brincadeira, até ameaçar ou importunar sexualmente atendentes de emergência, ao ligarem 190.
Com tais atitudes ilegais, além de trazerem transtornos individuais para quem atua nos postos de atendimento de emergência, prejudicam também o interesse coletivo da sociedade, que muitas vezes espera ser atendida em caráter de urgência, mas não consegue por conta das linhas telefônicas estarem ocupadas por ligações que fogem do quesito da emergência.
Na semana passada, um suspeito que, desde março de 2023, já realizou mais de 3 mil ligações para o atendimento de emergência do Centro Integrado de Operações - CIOP da Secretaria de Segurança - SESDEC foi preso em flagrante delito em sua residência, minutos após ter efetuado ligações que importunaram sexualmente atendentes do CIOP.
Uma equipe da PM após tomar conhecimento do cometimento do crime via Sistema de Segurança, foi empenhada a localizar o suspeito. Não demorou muito para ele ser encontrado e preso por importunação sexual grave, sendo levado para a Central de Polícia e apresentado para a Autoridade Policial de plantão.
*Não é a primeira vez*
Na noite do dia 10 de abril do corrente ano, o mesmo suspeito ligou para o número de emergência, insistindo por cerca de 15 vezes, perturbando o serviço e assediando as atendentes de emergência do CIOP. Uma das ligações, informou que estava na frente do prédio do CIOP em um veículo de cor branca, sendo percebido pelo sistema de vídeo-monitoramento interno que realmente estava no local informado e ao ser acionado uma equipe PM para abordagem, o indivíduo empreendeu fuga.
Quatro dias depois, a mesma pessoa, após várias ligações realizadas, assediando a equipe de atendentes do CIOP, não ficou satisfeito e compareceu novamente na frente do CIOP, atentando contra a segurança das atendentes de emergência. Desta vez ele foi abordado por equipe PM e preso em flagrante na época.
*Trote é crime*
Diversas previsões legais no Código Penal interpretam o trote como ato criminoso e estão em pleno vigor. Um simples ato de ligar para um serviço de emergência, visando realizar uma simples brincadeira ou satisfazer desejo pessoal, entre outras motivações de má-fé, pode ter consequências legais concretas.