Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 30 de outubro de 2024
RONDÔNIA: Empresários e comerciantes em Rondônia estão sendo alvos de um novo golpe, onde os suspeitos se passam por integrantes de facções criminosas para extorquir dinheiro. A Polícia Civil alerta que essa prática é uma variação do já conhecido “golpe da facção”.
Uma das vítimas, que preferiu não se identificar por medo de represálias, relatou o momento assustador que viveu. "Eu recebi uma ligação às 4 da manhã de um homem que sabia meu nome, o ramo do meu empreendimento e meu bairro. Ele se dizia do tráfico e exigia que eu fizesse um acordo com ele para evitar problemas com roubos."
Ela desligou a ligação, diferentemente de outras vítimas que, apavoradas, acabam enviando dinheiro aos golpistas. "Ele ainda me ligou novamente, mas eu desliguei de novo e ele não me ligou mais. Foi bem assustador, ele tinha uma voz muito convincente", comentou.
O delegado Swami Otto, da Polícia Civil, destacou que os golpistas entram em contato por telefone ou mensagens de texto, ameaçando e exigindo dinheiro em troca de "proteção". Dessa vez, os alvos principais são comerciantes e empresários. "Se você receber mensagens por WhatsApp ou ligações SMS de alguém se passando por integrante de facção criminosa e ameaçando você, não acredite. Isso é um golpe!", alerta o delegado.
O que fazer caso seja vítima?
A Polícia Civil orienta que as primeiras atitudes ao perceber que está sendo vítima desse golpe são bloquear o contato e denunciar à polícia. Em seguida, é importante procurar a Delegacia de Fraudes e registrar a ocorrência policial.