• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Operação resulta na prisão de proprietário de borracharia por furto de energia

Uma operação realizada na quarta-feira, na Avenida Jatuarana, zona Sul de Porto Velho...


Energisa

Publicada em: 27/09/2024 18:08:47 - Atualizado

Foto: Reprodução

PORTO VELHO, RO: Uma operação realizada na quarta-feira, 25 de setembro, na Avenida Jatuarana, zona sul de Porto Velho, resultou na autuação em flagrante do proprietário de uma borracharia por furto de energia. 

A ação contou com a participação da Polícia Militar, da Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec) e de uma equipe de fiscalização da Energisa.

O imóvel onde funcionava a borracharia estava com o contrato de fornecimento de energia encerrado e acumulava uma dívida de R$ 17 mil. Diversas tentativas de auto religação da unidade consumidora foram registradas, e as equipes de fiscalização da distribuidora relataram ameaças durante os procedimentos de corte de energia. Durante a operação, foi constatado o furto de energia em três fases, levando à condução do proprietário à Delegacia de Polícia Civil.

O furto de energia é um crime que gera sérios riscos à sociedade. Além de poder causar acidentes graves, como choques elétricos, as ligações clandestinas colocam em perigo crianças e outras pessoas que possam entrar em contato com a rede irregular. O ato também prejudica a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarregando o sistema e afetando clientes regulares.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, o furto de energia está previsto no Art. 155, parágrafo 3º, e, em casos específicos, pode ser enquadrado como estelionato, conforme o Art. 171. As penas variam de um a quatro anos de reclusão, além de multa. 

A população pode contribuir com o combate ao crime com denúncias totalmente anônimas pelo 190 da Polícia Militar ou o 0800 647 0120 da Energisa.


Fale conosco