Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 4 de dezembro de 2024
RONDÔNIA: A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia encerrou, em novembro, as Operações Domiduca e Vozes Suprimidas, realizadas em todo o estado com o objetivo de combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Apesar de possuírem enfoques distintos, ambas as iniciativas visaram à proteção de menores em situações de vulnerabilidade.
A Operação Domiduca, integrada a uma ação de âmbito nacional, concentrou-se em estabelecimentos localizados ao longo de rodovias federais e em áreas de interesse da União, com foco específico no enfrentamento à exploração sexual. Por sua vez, a Operação Vozes Suprimidas, uma iniciativa inédita e local, teve caráter educativo e foi direcionada às escolas, promovendo a conscientização de crianças e adolescentes sobre a identificação e a denúncia de situações de abuso e exploração sexual.
Os esforços conjuntos resultaram em avanços significativos na prevenção e repressão desses crimes. Durante as operações, foram registrados:
• 3 casos de estupro de vulnerável;
• 5 casos de importunação sexual;
• 4 ocorrências de submeter criança ou adolescente à prostituição ou exploração sexual;
• 7 casos de fornecimento de produtos que possam causar dependência a menores.
Na Operação Vozes Suprimidas, mais de 300 crianças e adolescentes participaram de palestras educativas, que destacaram a importância de reconhecer sinais de abuso, buscar ajuda e fortalecer as redes de apoio municipais. As ações contaram com o suporte de diversas instituições parceiras, entre elas o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-RO), a Defensoria Pública (DP-RO), o Ministério Público (MP-RO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), a Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMASF) de Porto Velho, o Conselho Tutelar de Ariquemes e Vilhena, além de psicopedagogas locais, cuja contribuição foi essencial para o êxito das operações.
Para a Operação Domiduca, os agentes da PRF receberam treinamento especializado para atuar com sensibilidade e segurança, desde a abordagem inicial até o acolhimento e escuta de vítimas. Já os policiais envolvidos na Operação Vozes Suprimidas foram capacitados para ministrar palestras de forma acessível, identificar sinais de desconforto entre os alunos e conscientizar professores e estudantes sobre a observação de situações de risco. Além disso, os participantes foram orientados sobre os canais de denúncia e as redes de apoio disponíveis. Além das ações educativas e preventivas, outras ocorrências foram registradas, como a prisão de dois foragidos com mandados de prisão em aberto (por homicídio duplamente qualificado e roubo), a detenção de um condutor por dirigir sob efeito de álcool e drogas e um caso de lesão corporal leve.
As Operações Domiduca e Vozes Suprimidas reforçam o compromisso da PRF em combater a exploração sexual de menores, promovendo um ambiente mais seguro para as crianças e adolescentes do estado de Rondônia.
Rondônia no contexto nacional
Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou um caso de estupro a cada seis minutos em 2023, totalizando 83.988 ocorrências — um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, configurando um recorde alarmante. A taxa nacional de estupros e estupros de vulneráveis foi de 41,4 por 100 mil habitantes. Entre os estados, Rondônia apresentou uma das maiores taxas do país (107,8 por 100 mil habitantes), atrás apenas de Roraima (112,5) e seguido por Acre (106,9), Mato Grosso do Sul (94,4) e Amapá (91,7).
No ranking municipal, Porto Velho (RO) destacou-se como a segunda cidade com maior incidência do crime, com uma taxa de 113,6 por 100 mil habitantes, atrás apenas de Sorriso (MT), com 113,9. Os dados ressaltam a urgência de ações integradas de prevenção, repressão e educação, como as promovidas pela PRF, para enfrentar esse grave problema social.