Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 25 de dezembro de 2024
PORTO VELHO, RO: A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF-RO) apreendeu, na tarde de segunda-feira (23), uma porção de ouro bruto transportado de forma irregular na BR-364, no quilômetro 759, próximo ao Presídio Federal, em Porto Velho.
A ação ocorreu durante a Operação Rodovida 2024-2025, após uma caminhonete Toyota Hilux SW4 ser flagrada realizando uma ultrapassagem proibida, colocando em risco a segurança de todos na via.
Durante a abordagem, os agentes do Núcleo de Operações Especiais (NOE-RO) identificaram comportamento suspeito nos ocupantes do veículo, dois homens de 29 e 30 anos, provenientes da região de fronteira com a Bolívia.
Um dos envolvidos já possuía antecedentes por tráfico de drogas. Durante a inspeção, os policiais encontraram uma porção de ouro bruto no interior do veículo. Como ambos divergiram sobre a propriedade do material e não apresentaram documentação legal para o transporte, foram encaminhados à autoridade policial federal para investigação.
O transporte de ouro sem a devida autorização configura crime contra a ordem econômica, previsto no Art. 2º da Lei nº 8.176/91, com pena de detenção de um a cinco anos.
Em Rondônia, casos semelhantes têm sido frequentes, com diversas apreensões de minérios realizadas pela PRF durante operações de fiscalização, como ocorreu em abril deste ano, durante a Operação Arco Verde II, que registrou a maior apreensão de minérios do estado.