• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 23 de janeiro de 2025

Patrulha Ambiental prende três por crimes ambientais e porte ilegal de armas em Jaci-Paraná

Operação identificou caça ilegal e apreendeu armas, munições e embarcação no distrito de Porto Velho


SGC

Publicada em: 23/01/2025 10:45:24 - Atualizado

Na tarde da última terça-feira (21), uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental realizou a prisão de três pessoas durante uma fiscalização na Linha 94, no distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho (RO). Os detidos foram flagrados cometendo crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo.

Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, os policiais identificaram um barraco onde um homem afirmou estar limpando uma área de pastagem. No local, foram encontrados recipientes contendo esferas de chumbo, pólvora branca e cartuchos calibre 12 intactos. Durante a abordagem, a equipe viu uma embarcação se aproximando.

No bote, foram localizados três animais silvestres abatidos - dois porcos-do-mato e um jacu -, além de três armas de fogo e munições de diferentes calibres. Os ocupantes admitiram não possuir documentação para parte das armas.

Os crimes foram enquadrados no artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, por matar animais silvestres sem autorização, e no artigo 14 da Lei Federal 10.826/03, referente ao porte ilegal de armas. Ainda no local, foi constatada a manutenção de um pássaro da espécie curió em cativeiro. A ave foi devolvida à natureza, a gaiola destruída e os animais abatidos enterrados conforme os procedimentos legais.

Os envolvidos foram presos, e os materiais apreendidos - incluindo as armas, munições, embarcação e motor rabeta - foram encaminhados à Central de Flagrantes de Porto Velho. Eles também foram autuados administrativamente pelos crimes ambientais.


Fale conosco