Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 30 de março de 2025
RONDÔNIA - Com resultados expressivos no enfrentamento aos crimes ambientais em todo o estado, foi concluída nesta quarta-feira (26) a primeira fase da Operação Hileia 2025. Com a participação de 41 servidores e a utilização de 12 viaturas, a operação teve como foco principal o combate ao desmatamento ilegal, alcançando 32 dos 52 municípios rondonienses, o que representa 61,54% da cobertura territorial do estado. A ação foi coordenada pelo Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar, via Batalhão de Polícia Ambiental, e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).
Durante os dias de operação, foram registrados 119 atendimentos, incluindo fiscalizações, abordagens, apreensões e ocorrências. No total, foram lavrados 54 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), 52 Comunicações de Ocorrência Policial (COP), 8 Boletins de Ocorrência de Fiscalização Ambiental, 121 Autos de Infração, 20 Termos de Apreensão e 92 Termos de Embargo, além do bloqueio de 3.755 hectares de áreas embargadas.
De acordo com o tenente-coronel PM Railinson Baumann, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, as prisões e apreensões realizadas somaram:
63 pessoas presas;
14 tratores apreendidos;
7 motosserras apreendidas;
7 veículos apreendidos;
118,67 m³ de madeira apreendida;
2 armas de fogo apreendidas;
144 pessoas abordadas;
32 veículos abordados.
As apreensões de tratores e motosserras representam o combate direto à mecanização do desmatamento ilegal, enquanto os embargos aplicados impediram a continuidade de danos ambientais significativos. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de intensificar o combate ao desmatamento ilegal e a prevenção de queimadas em sua gestão. Ele enfatizou que medidas rigorosas continuarão a ser implementadas para proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento sustentável na região. Além disso, destacou a relevância da conscientização da população sobre os riscos associados ao desmatamento e às queimadas, reforçando a necessidade de um equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental.
A Operação Hileia concentrou seus esforços no combate ao desmatamento ilegal, que representou 76,8% das ocorrências registradas. A retirada de mais de 118 m³ de madeira ilegal e a interdição de atividades em milhares de hectares evidenciam a eficácia da ação conjunta entre os órgãos estaduais. A atuação integrada da Polícia Militar Ambiental e da SEDAM também permitiu a prevenção de crimes ambientais, por meio de abordagens estratégicas e fiscalizações abrangentes. O elevado número de infrações identificadas reforça a necessidade de manutenção e ampliação desse tipo de operação.
A primeira fase da Operação Hileia demonstrou a eficiência da fiscalização ambiental em Rondônia. O governo do estado reafirma seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e destaca a importância da continuidade dessas ações para mitigar os impactos das atividades ilegais sobre o meio ambiente. Denúncias sobre crimes ambientais podem ser realizadas de forma anônima junto às autoridades competentes.