• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 17 de abril de 2025

Esquema de fraudes em consórcios faz mais de 100 vítimas em RO

Vítimas acreditavam que estavam comprando uma carta de crédito, mas assinavam contratos de consórcio comuns, segunda a polícia. Cerca de 40 pessoas são suspeitas...


PC/RO

Publicada em: 08/04/2025 15:35:17 - Atualizado

Barcos apreendido — Foto: Reprodução Polícia Civil

PORTO VELHO, RO - A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (DECON), deflagrou nesta terça-feira (08) a Operação Contemplados, que investiga um esquema criminoso de estelionato eletrônico e publicidade enganosa envolvendo uma empresa Administradora de Consórcios e outras 14 empresas associadas.

O grupo enganava consumidores com falsas promessas de “cartas contempladas” e financiamentos imediatos. Na prática, vítimas assinavam contratos de consórcio sem saber e sofriam prejuízos financeiros significativos.

O líder da organização, E. S. B., estruturou o golpe com uma falsa empresa administradora de consórcios, registrada em nome de um coworking no Rio de Janeiro. A Administradora de Consórcios não possui autorização do Banco Central, conforme exige a Lei dos Consórcios (Lei nº 11.795/2008).

A operação cumpriu mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e bloqueio de bens, desmantelando a estrutura criminosa.


Fale conosco