Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 14 de maio de 2025
BRASIL: No último sábado, 10 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa apreensão de 545,3 quilos de cocaína na BR-262, em Corumbá (MS). Apesar da gravidade do flagrante, o motorista do caminhão foi liberado pela Justiça em menos de 24 horas, no domingo, 11 de outubro.
A decisão foi tomada pelo juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, que concedeu liberdade provisória ao condutor sob a alegação de que não havia risco à ordem pública e que o motorista não possuía antecedentes criminais.
A carga apreendida tem um valor estimado de R$ 22 milhões caso chegasse à Europa, evidenciando a alta lucratividade do tráfico internacional de drogas.
A liberdade provisória foi concedida às 20h08 do domingo, apenas um dia após a prisão.
Na decisão, o juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos afirmou:
“Embora não se desconsidere a expressividade do entorpecente apreendido, o flagrante não contém qualquer elemento indicativo de que o flagrado (que conta com 48 anos de idade, sem histórico de eventos criminais anteriores, quatro filhos, encontrando-se três deles na menoridade) irá reprisar a conduta criminosa.”
O magistrado ainda destacou que não há elementos suficientes para indicar a participação do motorista em uma organização criminosa, reforçando sua decisão de não manter o condutor preso preventivamente.