Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 17 de dezembro de 2025

Porto Velho (RO) – Entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2025, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA) realizou uma série de ações de fiscalização e combate à poluição sonora, dentro do escopo da Operação Protetor dos Biomas, em diversos pontos da capital rondoniense.
As equipes do BPA atuaram de forma integrada no monitoramento de estabelecimentos comerciais, bares e residências, onde foram constatadas práticas recorrentes de uso de aparelhagens de som em volumes excessivos, em desacordo com os limites legais de emissão sonora.
Durante o fim de semana, vários estabelecimentos foram fiscalizados e em um dos casos, foi registrada ocorrência e realizada autuação administrativa por uso de som em volume acima do permitido, além de uma autuação por embriaguez ao volante, que resultou na condução do responsável à Central de Flagrantes e na remoção do veículo ao pátio do DETRAN/RO.
O comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Tenente-Coronel PM Railinson Baumann Lopes, destacou o papel preventivo e educativo das ações:
“Nosso objetivo é coibir os abusos e garantir o direito da população ao sossego e à qualidade de vida. A Operação Protetor dos Biomas também tem essa dimensão urbana — de promover o equilíbrio entre lazer e respeito às normas ambientais.”
As fiscalizações continuam ocorrendo de forma contínua, com base nas denúncias recebidas da população e nas ações planejadas do BPA, reafirmando o compromisso da Polícia Militar de Rondônia com a ordem pública, a saúde coletiva e a proteção do meio ambiente sonoro.

