• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 3 de maio de 2024

Acusado de tentar matar ex-esposa a facadas é condenado a 13 anos


G1

Publicada em: 13/06/2019 14:53:44 - Atualizado


RONDÔNIA -Após quase sete horas de julgamento, o réu Vagner Bruneli Lascola, de 33 anos, foi condenado na tarde de quarta-feira (12) a 13 anos de prisão. O réu tentou matar a ex-esposa, de 35 anos, com oito golpes de faca no tórax e pescoço após uma discussão na casa onde moravam, no Km 52, da BR-421, em Monte Negro (RO), no Vale do Jamari.

O júri popular aconteceu no plenário da 1ª Vara Criminal, no Fórum de Ariquemes (RO). A sessão iniciou por volta das 8h e o juiz leu a sentença do réu por volta das 15h. De acordo com o processo, o crime aconteceu em outubro de 2018 e a mãe da vítima conseguiu evitar que a filha fosse assassinada.

Durante o julgamento foram ouvidas a vítima, a mãe dela e outras duas testemunhas de defesa. A defesa alegou que Vagner deveria ser absolvido por ter cometido o ato por legítima defesa.

Mas segundo a sentença do juiz Adip Chaim Elias Homsi Neto, os sete jurados – quatro mulheres e três homens – reconheceram, por maioria de votos, que o réu praticou o crime de tentativa de feminicídio qualificado, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e que deveria ser condenado.

Na decisão, Adip Chaim destacou a conduta “desprezível e repugnante” do réu, a “insensibilidade para com a vida humana” e a “força, poder e o domínio que se queria ter sobre a vítima de um crime passional”.

Consta nos autos que o crime foi praticado na residência em que o casal viveu junto por cerca de seis anos onde, após a discussão, ele aplicou uma sequência de golpes de capacete, socos e murros contra a ex-companheira.

Não bastasse, o réu ainda arrastou a vítima até a cozinha, onde ele se apossou de uma faca e efetuou os golpes contra a ex, que só não foi assassinada porque a mãe dela interveio na briga e conseguiu salvar a filha.

Conforme a sentença, o cumprimento da pena de 13 anos de prisão deverão ser cumpridos inicialmente em regime fechado no Centro de Ressocialização de Ariquemes.

Após a leitura da sentença, a defesa do réu informou que entrará com o recurso de apelação, para tentar diminuir a condenação, alegando que ouve erro ou injustiça na quantidade de pena e de que a decisão foi contrária às provas.

Crime

A mulher de 35 anos foi esfaqueada no pescoço e no tórax, no dia 19 de outubro de 2018, na residência onde mora, às margens da BR-421, em Monte Negro. Segundo a Polícia Militar (PM), o caso aconteceu após Vagner ir ao imóvel e entrar em uma discussão com ela por conta de uma dívida de R$ 1 mil.

A mãe da vítima disse à PM que presenciou as agressões e disse que após a discussão, Vagner tentou asfixiar o cachorro que eles possuíam. A mulher conseguiu salvar o cachorro, mas o réu começou a agredi-la com golpes de capacete e socos. Em seguida, ele se apossou de uma faca e efetuou os golpes contra a vítima.

Vendo toda a cena, a mãe da mulher se apossou de um pedaço de madeira que estava no quintal e desferiu um golpe contra o ex-genro, para que ele encerrasse a agressão.​


Fale conosco