Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
BRASILIA - DF - O Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, por meio de liminar, a ação de reintegração de posse nas fazendas Arco-Íris, Boi Sossego, Três irmãos I, II e III, Norbrasil, Nova Esperança, Boa Esperança e Santa Carmem. As ações da Polícia Militar (PMRO) já acontecem de Mutum Paraná a Guajará-Mirim há seis dias.
A liminar foi concedida pela ministra Carmen Lúcia. No pedido, os advogados solicitaram a suspensão por seis meses do cumprimento da reintegração de posse; ou, subsidiariamente, condicionando-a à realocação das famílias em condições dignas e sanitariamente adequadas, especialmente quanto ao isolamento social.
Nesta quinta-feira (21), a PM realizou a retirada de invasores das oito propriedades envolvidas na Operação Nova Mutum. De acordo com o comando da operação, houve um breve contato com os invasores de forma pacífica, em que os oficiais de Justiça, com parte de sua equipe de segurança, e com a escolta de logística com ônibus e caminhões “baú” foram deslocados para a região, para a retirada dos invasores da área, garantindo também o transporte de seus pertences.
As primeiras famílias retiradas durante a Operação Nova Mutum foram levadas de ônibus e caminhões baú para a Vila da Penha, localizada a 220 quilômetros de Porto Velho, próximo ao Distrito de Abunã.
A execução da operação está em fase de acesso à região, com o avanço das tropas para o estabelecimento do Posto de Comando Avançado para desencadeamento das demais fases da operação. Parte das equipes policiais encontraram árvores pré-cortadas, além de toras de árvores derrubadas.