Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 25 de maio de 2025
Com a necessidade de fortalecimento de uma base consolidada no Congresso Nacional, o trabalho de aproximação de siglas robustas, como PP e Republicanos, está no foco do governo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já indicou para auxiliares e líderes partidários que aceita fazer modificações na Esplanada dos Ministérios para contemplar partidos.
Lula, no entanto, refuta a possibilidade de entregar pastas prioritárias para os partidos do Centrão. Em vez disso, o presidente discute com auxiliares a possibilidade entregar postos que hoje estão sendo ocupados por pessoas de confiança, mas sem relação partidária.
Nesse movimento, uma das pastas que poderia entrar na negociação é a de Ciência e Tecnologia, hoje ocupada pela presidente do PCdoB, Luciana Santos.
Ana Moser, do ministério do Esporte, é outra escolha pessoal do presidente Lula que pode perder o posto de ministra.
A pasta dela ganha mais força com a possibilidade de gestão da verba que pode ser arrecadada a partir da aprovação do projeto de lei que tenta regulamentar as apostas esportivas no Brasil.
A troca no Esporte contemplaria o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Já Moser seria deslocada para a presidência do Comitê Olímpico do Brasil (COB), cargo eletivo, que ocuparia até a realização dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.