• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 20 de outubro de 2024

Jornalista Nilton Salina faz análise do cenário político rondoniense no A Voz do Povo

Salina comenta que as duas grandes lideranças que irão influenciar na escolha do futuro prefeito Capital.


Rondonotícias

Publicada em: 22/07/2023 10:00:53 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta sexta-feira, (21), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o jornalista Nilton Salina, que foi convidado para, em um bate papo descontraído, fazer um panorama do cenário político rondoniense.

Já de início o apresentador do programa abordou sobre os possíveis nomes que se despontam como os principais pré-candidatos a correr ao cargo de chefia do executivo municipal, entre eles a ex-deputada Mariana Carvalho e o secretário geral do município Fabrício Jurado. 

Na opinião de Salina as duas grandes lideranças que irão influenciar na escolha do futuro prefeito Capital, seriam atual chefe do executivo municipal Hildon Chaves e o governador Marcos Rocha-UB, porém o posicionamento do atual prefeito será decisivo para essa concretização na seara política.

Ele aposta que dificilmente alguém ganha na disputa com Mariana, porém existe a possibilidade de ela não concorrer caso venha a assumir uma cadeira no senado o que possivelmente poderá acontecer, mediante uma possível cassação do senador Jaime Bagatolli (PL). “O nome do Hildon está muito forte, prova disso foi sua participação durante a Rondônia Rural Show, onde concedeu inúmeras entrevistas para veículos de comunicação de todo o Estado, agora resta saber, caso Mariana não concorra, se ele tem poder de repassar os votos dele para um novo candidato, que seria Fabrício Jurado, porque para a ex-deputada, ainda segundo ele, isso não seria necessário, uma vez que ela já tem os seus próprios votos, para elegê-la”, analisou.

O segundo bloco deu destaque para um cenário que vem perdendo força no Estado, que são as representatividades familiares, como por exemplo, a família Raupp que liderava em Rolim de Moura, a família Cassol, da mesma região, os Donadons em Vilhena, Amorim em Ariquemes, Muletas em Jaru, entre outros nomes, que ao longo dos últimos anos vem desaparecendo e perdendo a liderança na cena política. 

Em seu panorama, Nilton afirma que a tendência é que as lideranças mudem com o tempo seu perfil, mas para ele, a prática política também sofreu transformações, principalmente depois que o Ministério Público passou a atuar massivamente nesse âmbito. “Antes para se mover um processo contra um político demorava muito, às vezes acabava o mandato e não conseguia se fazer nada contra a pessoa, agora o MP está muito mais atuante e isso é muito positivo, porém há sim novas lideranças aparecendo e possivelmente irão ocupar o vazio deixado por essas famílias que antes dominavam”, ponderou.

Uma análise rápida do perfil dos políticos que carregam liderança na capital, Arimar e Nilton chegaram a alguns nomes que poderão concorrer à prefeitura juntamente com Mariana Carvalho. Marcelo Cruz, Cristiane Lopes, Fabrício Jurado, Fernando Máximo e Coronel Chrisóstomo. 

Sobre o assunto, NIlton Salina se pronunciou assim: “Entre esses, o ideal seria Marcelo Cruz, é um candidato neutro que poderia manter uma boa relação com o Governo Federal, tem uma estrutura gigantesca por ser presidente da Assembleia Legislativa, Cristiane seria uma excelente candidata, pessoa honesta, o Máximo não seria ideal sair em uma majoritária tendo em vista as investigações de quando era secretário estadual de saúde no período da pandemia do Covid 19 e o Crisóstomo é inimigo do Lula, não seria bom para a Capital porque estaríamos fora dos recursos federais”, avaliou.

O último bloco fechou a entrevista com a participação dos ouvintes, opinando sobre o panorama dos jornalistas durante a conversa. “Na minha opinião dos possíveis candidatos que foram citados, a única que tem chance é a Mariana, os demais não são conhecidos e seria difícil conseguir ganhar a eleição”, julgou um participante. 

Outro ouvinte perguntou a opinião de Nilton em relação ao afastamento dos prefeitos de Candeias do Jamari e Ji-Paraná, durante operações que investigam corrupção. “A coisa está feia, mas em Ji-Paraná, pelo menos, a população gosta muito do prefeito e o estão comparando com o Maluf – rouba mas faz alguma coisa – pelo jeito querem ele de volta”, enfatizou  o jornalista em tom de ironia.

CONFIRA DA ÍNTEGRA AS IMAGENS COM OS BASTIDORES DO PROGRAMA:



Fale conosco