Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 25 de maio de 2025
RONDÔNIA -O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 de terça-feira (25), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o advogado Gilberto Baptista, superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia - FIERO.
Baptista iniciou a entrevista destacando os vetores do desenvolvimento de Rondônia que estão em parceria com a FIERO. “Falou em desenvolvimento, a FIERO está de portas abertas apoiando a indústria no seu aperfeiçoamento e buscando fortalecer e abrir novas frentes de negócios e comércios” explica.
O advogado disse que Rondônia é o estado abençoado e com o menor índice de desemprego do país, e que muitas pessoas buscam a qualificação profissional através do Sesi r Senai, para se destacar no mercado de trabalho, cujas vagas são altamente concorridas. Além disso, pontuou, temos também o IEL, um programa de estágio, que é um verdadeiro gerador de oportunidades aos jovens quando se trata de abrir portas para o mercado de trabalho".
“Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, cujos treinamentos são ofertados de forma gratuita ao jovem a partir dos 14 anos, ele já sai com qualificação, estando preparado para enfrentar a vida", disse Baptista.
Durante a entrevista, o apresentador questionou o dirigente, sobre o agronegócio atrelado a indústria, a produção de soja, a criação de gado e outras atividades desenvolvidas em Rondônia que se destacam no mundo, e ele respondeu:
“A indústria traz a inovação paro o Agro. Quando você fala em novos fertilizantes, foi uma pesquisa industrial que fez novas sementes. É a indústria que faz o Agro forte” arrematou.
Gilberto Baptista, falando absolutamente a vontade, com o domínio de quem conhece o mister que exerce, respondeu de bate-pronto todos os questionamentos feitos pelos ouvintes do programa. Aroldo Vasconcelos perguntou sobre os gargalos que impedem o distrito industrial de Porto Velho de avançar.
O superintendente respondeu que o setor industrial de Porto Velho, carece de infraestrutura e que vem sendo dotado. Creio que, logo após ser equipado, as indústrias virão e o tornarão forte como todos esperam e isso melhorará significativamente a vida da cidade.
“Porque que o agro é mais forte no interior?, questionou outro ouvinte e Baptista respondeu: " Nós temos um modelo de colonização que teve início em pequenas propriedades no interior, por isso o agro vem de lá. Quando você fala em indústria de transformação, temos como exemplo a Cairu, em Pimenta Bueno, que é a maior indústria de bicicletas do país e fica no interior do nosso estado”
Ao ser questionado por um outro ouvinte sobre a supressão de repasses financeiros do presidente Lula ao sistema 'S', o qual fazem parte o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), ele afirmou que o relacionamento do sistema com o presidente até o momento está ótimo e não passa pela questão ideológica. Lula não suspendeu nada até agora", concluiu.
O programa bateu recorde de audiência. O convidado falava com entusiasmo e conhecimento técnico e foi cumprimentado maciçamente pelos ouvintes, que destacaram sua facilidade em responder aos questionamentos.
A ouvinte Marli, do bairro Socialista disse: "Quando esse homem está aí chego a atrasar meu almoço só para ouvi-lo. Wilson Dias destacou a qualidade das respostas e elogiou: Esse é o homem certo, no lugar certo. Seu Mauro, outro expectador. de 80 anos, foi taxativo. "Ouço o programa todo dia, mas é inegável reconhecer que esse convidado quando vem dá um show".
CONFIRA AS IMAGENS DA ENTREVISTA: