• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 23 de maio de 2025

Pressão por CPI das Joias na Câmara cresce após 111 novas assinaturas de deputados

Deputados governistas lideram coleta de assinaturas para abrir a comissão que poderá investigar o ex-presidente e seu entorno


ig

Publicada em: 14/08/2023 16:52:08 - Atualizado

O avanço das investigações da Polícia Federal (PF) sobre o esquema de venda ilegal de joias presenteadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - que deveriam compor o patrimônio nacional - está fortalecendo um movimento na Câmara dos Deputados pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Até então, cerca de 111 deputados já assinaram o pedido para instalação da CPI, enquanto os autores do pedido esperam conseguir 130 apoiadores. Os líderes da coleta de assinaturas são os deputados governistas Túlio Gadêlha (Rede-PE) e Rogério Correia (PT-MG). Para instalar uma CPI, são necessárias pelo menos 171 assinaturas, ou seja, um terço dos representantes da Casa.

Polícia Federal

Na última sexta-feira (11), a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão numa operação de combate aos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no caso das jóias recebidas pelo ex-presidente inelegível, Jair Bolsonaro, de governos estrangeiros.

A PF está reunindo provas de que Bolsonaro, sua esposa, Michelle Bolsonaro, e antigos membros do governo por subtrair e vender patrimônio nacional (as jóias) no exterior, ficando com o dinheiro. Bolsonaro e Michelle tiveram seus sigilos fiscal e bancário quebrados pela investigação.




Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`