• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 14 de dezembro de 2025

Pressão por CPI das Joias na Câmara cresce após 111 novas assinaturas de deputados

Deputados governistas lideram coleta de assinaturas para abrir a comissão que poderá investigar o ex-presidente e seu entorno


ig

Publicada em: 14/08/2023 16:52:08 - Atualizado

O avanço das investigações da Polícia Federal (PF) sobre o esquema de venda ilegal de joias presenteadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - que deveriam compor o patrimônio nacional - está fortalecendo um movimento na Câmara dos Deputados pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Até então, cerca de 111 deputados já assinaram o pedido para instalação da CPI, enquanto os autores do pedido esperam conseguir 130 apoiadores. Os líderes da coleta de assinaturas são os deputados governistas Túlio Gadêlha (Rede-PE) e Rogério Correia (PT-MG). Para instalar uma CPI, são necessárias pelo menos 171 assinaturas, ou seja, um terço dos representantes da Casa.

Polícia Federal

Na última sexta-feira (11), a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão numa operação de combate aos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no caso das jóias recebidas pelo ex-presidente inelegível, Jair Bolsonaro, de governos estrangeiros.

A PF está reunindo provas de que Bolsonaro, sua esposa, Michelle Bolsonaro, e antigos membros do governo por subtrair e vender patrimônio nacional (as jóias) no exterior, ficando com o dinheiro. Bolsonaro e Michelle tiveram seus sigilos fiscal e bancário quebrados pela investigação.




Fale conosco