Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 22 de maio de 2025
PORTO VELHO-RO: Apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo conversou nesta segunda-feira (28) com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia - FAPERON, Hélio Dias, para falar sobre temas como a retoma da Expovel e o potencial da pecuária no Estado.
De acordo com Hélio Dias, a retomada da Expovel tem um significado muito forte para a capital de Rondônia, que possui a maior quantidade de rebanho do Estado e o quinto do Brasil.
“A gente entende que essa retomada é muito importante, tem suas dificuldades como tudo na vida, mas tenho certeza que nossos governantes dará apoio para que a associação rural de Porto Velho, uma das mais antigas de Rondônia, possa retomar a direção da Expovel. Porto Velho voltará ao circuito dos grandes eventos agropecuários”, destacou Hélio Dias.
Hélio Dias também fez questão ressaltar as outras festas pecuárias que estão sendo promovidas em Rondônia e que mostram a foça desse setor para todo o Brasil.
“Tivemos feiras com grande pujança como as de Rolim de Moura, Colorado do Oeste e Machadinho, que contaram com a participação efetiva da sociedade e que trazem resultados para o agronegócio. Mas atualmente a nossa maior feira é a da cidade de Ariquemes, que possui a melhor estrutura”, afirmou Hélio Dias.
Questionado sobre o preço da carne nos açougues, o presidente da FAPERON afirmou que se o preço baixar mais no Estado vai acabar falindo os produtores, já que atualmente a arroba do boi está em torno dos R$ 180.
“O preço caiu por várias razoes, questão de consumo interno, monopólio, tem que ter o equilíbrio de quem produz, quem industrializa e quem consome, só que as vezes a culpa cai para o pecuarista que demora três anos para criar um boi de abate”, finalizou Hélio Dias.
Com mais de 150 mil propriedades produtivas, o agronegócio é um dos maiores fomentadores de emprego e renda no estado de Rondônia.