Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (25), que vai discutir a possibilidade de um acordo comercial entre Vietnã e Mercosul com os outros países membros do bloco econômico, do qual o Brasil ocupa a presidência neste ano.
“É do nosso interesse aproximar o Mercosul da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Os países do sudeste asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra”, disse o presidente.
Lula se encontrou com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh, nesta segunda-feira (25), no Palácio Itamaraty. Os dois chefes de Estado assinaram acordos de cooperação nas áreas de agricultura, educação, defesa, cultura.
Segundo Lula, o fluxo de comércio entre os dois países atualmente é de US$ 6,8 bilhões. Ele disse achar “plenamente possível” atingir a meta de US$ 10 bilhões até 2030.
“O Vietnã é o sexto maior mercado de produtos do agronegócio brasileiro. Queremos expandir esse fluxo, e também diversificá-lo, com mais produtos de alto valor agregado”, acrescentou o presidente.
“Somos dois países do sul global, comprometidos com a paz, o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável, o combate à fome e à pobreza”, disse Lula. “Todo mundo sabe o desempenho que o Brasil faz há muito tempo para uma governança mais ativa, representativa e com mais poder decisório, sobretudo quando se trata de conflitos ou da questão climática.”
O presidente brasileiro também agradeceu o “apoio público e reiterado do Vietnã ao pleito do Brasil para um assento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além disso, Lula disse que aceitou o convite do primeiro-ministro Pham Mihn Chinh para visitar Hanói, a capital do Vietnã, em comemoração aos 35 anos de relações entre os dois países.
No encontro desta segunda, Lula estava utilizando máscara. A proteção será usada por recomendação médica até a data da cirurgia que fará no quadril, marcada para sexta-feira (29).