• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de dezembro de 2025

Ministro Dias Toffoli manda investigar atuação da ONG Transparência Internacional

Investigação busca apurar se recursos públicos foram recebidos pela ONG


cnn

Publicada em: 05/02/2024 10:24:42 - Atualizado

BRASIL: O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou nesta segunda-feira (5) uma investigação sobre atuação da organização não governamental (ONG) Transparência Internacional no Brasil.

Conforme o ministro, será investigado “eventual apropriação indevida de recursos públicos” pela organização e “seus respectivos responsáveis”.

A ONG teve atuação próxima com procuradores da operação Lava Jato.

O pedido de apuração foi feito pelo deputado Rui Falcão (PT) e estava no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Atendendo a uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro Humberto Martins determinou o envio do caso ao Supremo.

No pedido, Falcão acusa procuradores do Ministério Público Federal (MPF) de supostos crimes e violações de deveres. Ele citou ligações do órgão com a Transparência Internacional com o fim de desenvolver ações de “combate à corrupção”.

Conforme o congressista, a ONG atuaria na qualificação de uma entidade privada que seria criada para administrar parte do dinheiro de um fundo que seria criado com parte dos valores pagos pelo grupo J&F em seu acordo de leniência. O arranjo foi derrubado pelo ministro Alexandre de Moraes, em 2019.

A CNN tenta contato com a Transparência Internacional, mas ainda não teve retorno.



Fale conosco