• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Deputado Thiago Flores quer expulsar condenados de abrigos do Rio Grande do Sul

Em sua mensagem enviada ao Governo Federal, Thiago Flores afirma que é necessário que uma medida enérgica seja...


Redação

Publicada em: 04/06/2024 10:10:16 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Uma Indicação ao Ministério da Justiça apresentada pelo deputado federal Thiago Flores (MDB), vem gerando polêmica e se tornou motivo de debate entre a população e o Congresso Nacional.

O congressista rondoniense quer expulsar todos os moradores do Rio Grande Sul que possuem condenação penal e que atualmente estão em abrigos após perderem suas residências durante a maior enchente da história do Estado.

Em sua mensagem enviada ao Governo Federal, Thiago Flores afirma que é necessário que uma medida enérgica seja tomada contra os condenados em regime semiaberto que atualmente estão morando nesses abrigos.

Para Flores, a permanência dessas pessoas é algo inconcebível, já que de acordo com o deputado, a presença delas traz perigo iminente aos demais desabrigados que estão nesses locais.

“Permitir que indivíduos em situação de condenação penal compartilhem o mesmo espaço só agrava a situação, colocando em risco e integridade física e emocional dessas pessoas”, disparou Thiago Flores.

Sem tipificar crime descrever como deve ser feita essa segregação de pessoas, o pedido de Thiago Flores gerou um debate sobre a discriminação contra egressos do sistema penal que buscam uma nova vida após o sofrimento do cárcere.

Muitos condenados que hoje estão no regime aberto ou semiaberto conseguiram estruturar suas vidas e famílias, alguns deles podem estar entre os alojados em abrigos da tragédia do Rio Grande do Sul.

Por outro lado, existem relatos e ocorrência de ações criminosas praticadas dentro desses abrigos, porém, não existem confirmação que esses crimes foram praticados exclusivamente por condenados ou egressos do sistema penal.

De acordo com as autoridades do Rio Grande do Sul, atualmente mais de 30 mil famílias estão em abrigos após perderem tudo com a enchente.

O Governo Federal ainda não respondeu à solicitação de Thiago Flores.


Fale conosco