Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: A comunidade que vive no conjunto habitacional Cristal da Calama, localizado na zona Leste de Porto Velho, convive há mais de cinco anos com um grave problema que parece não ter fim, a falta de água.
De acordo com os moradores, eles são obrigados a racionar água, caso contrário ficam sem esse recurso básico para a dignidade de um cidadão. Indignada, a comunidade procura há mais de meia década pelos representantes políticos para que algo seja feito, mas nada muda.
Para se ter uma ideia, o problema da falta de água no Cristal da Calama vem sendo tema de indicações e manifestações de deputados estaduais desde a legislatura passada. No auge da pandemia, em 2020, uma indicação feita pelo então deputado Anderson Pereira pediu que fosse solucionada essa questão.
Três anos depois, em 2023, outra solicitação, da deputada Cláudia de Jesus (PT), sobre a mesma situação também foi apresentada na ALE/RO, mas a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, responsável em solucionar o problema, não consegue sanar a questão, deixando os parlamentares sem ter o que responder à comunidade revoltada com esse descaso.
Os moradores afirmam que a CAERD até vai no local com certa frequência, olham vazamentos, realizam alguns ajustes, mas não resolvem o problema e a água continua sendo artigo de luxo para quem vive no Cristal da Calama.