• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 28 de setembro de 2024

Candidatos de peso disputam intensamente as cadeiras do Senado Federal por Rondônia

Por outro lado, o atual governador, Marcos Rocha, é um nome garantido na disputa e um dos favoritos. Rocha enfrentará...


Redação Rondonoticias

Publicada em: 27/06/2024 08:58:14 - Atualizado

Imagem rondoniadinamica

PORTO VELHO-RO: O cenário político de Rondônia a 21 meses da eleição para a Senatoria da República, já está em plena agitação e traz uma briga de 'foice  para ocupação das duas cadeiras que estarão em jogo.

Uma recente movimentação política trouxe a deputada federal Silvia Cristina ao PP de Ivo Cassol, com a promessa de que será a candidata do partido ao Senado. Vinda do PL, Silvia é uma figura conhecida e respeitada, e sua entrada na disputa adiciona ainda mais intensidade ao cenário, pelo prestígio que vem adquirindo em todo o Estado. Consultado pelo Rondonoticias, analistas políticos foram francos em dizer: 'Sílvia está voando' e vai dar trabalho para a concorrência.

Por outro lado, o atual governador, Marcos Rocha, é um nome garantido na disputa e um dos favoritos. Rocha enfrentará além de Sílvia, Marcos Rogério, atual senador, que também confirmou sua candidatura. A rivalidade entre eles promete um confronto acirrado e estratégico, porque são três nomes de peso.

Confúcio Moura, 'goianamente', tem dito nos bastidores que cansou da vida política e, também, tem enfrentado forte resistência do eleitorado rondoniense porque está aliado ao governo Lula em um estado francamente Bolsonarista, Mas se não decidir concorrer a outro mandato, o MDB provavelmente lançará Lúcio Mosquini, deputado federal em seu quarto mandato, como candidato ao Senado. Mosquini é uma figura experiente, trazendo um peso um pouco menor que o de Sílvia, mas também significativo à disputa.

Acir Gurgacz, uma das lideranças políticas mais proeminentes de Rondônia, aguarda a minirreforma eleitoral para oficializar sua candidatura. Sua participação pode transformar o cenário eleitoral, dada sua trajetória e influência política.

Pelo visto, a briga promete, porque ainda tem o prefeito da capital Hildon Chaves, o ex-governador Ivo Cassol e Jesualdo Pires, ex-deputado, ex-prefeito de Ji-Paraná  que estão definindo seus próximos voos políticos e o senado não é descartado.  


Fale conosco