Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO - Sandro Rocha, o novo diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), que assumiu os destinos da pasta na semana passada, tem a missão de transformar a imagem da autarquia e promover uma gestão mais próxima da sociedade.
Seu desafio é duplo: mudar a percepção pública de que o Detran é um mega arrecadador que não aplica os recursos em ações sociais, e implementar melhorias no atendimento ao público, incluindo campanhas de prevenção, principalmente nas escolas, além de projetos ousados que humanizem o trânsito no Estado.
Uma das prioridades que o novo administrador enfrentará é acabar com a reputação negativa do Detran-RO como um órgão focado apenas na arrecadação de taxas e multas. Mais que isso, o novo gestor deve planejar uma série de iniciativas para mostrar que os recursos arrecadados serão investidos em projetos sociais e na melhoria dos serviços prestados à população. O contribuinte acredita que, com transparência e ações concretas, será possível mudar essa percepção e construir uma imagem mais positiva da autarquia perante a sociedade.
Além disso, espera-se que novo diretor tenha como meta aproximar o Detran dos seus usuários, facilitando o acesso aos serviços e melhorando o atendimento ao público. O ideal é implementar um plano de ação que inclua a modernização dos processos internos, a capacitação dos funcionários e a ampliação dos canais de comunicação com os cidadãos, a fim de tornar o órgão mais eficiente e acessível, garantindo que todos os usuários tenham suas necessidades atendidas de forma rápida e eficaz e com presteza na recepção das demandas recebidas.
Outro foco importante da nova gestão poderia ser na implementação de campanhas de prevenção de acidentes e educação no trânsito. Rocha tem a missão de reduzir os índices de acidentes e promover um trânsito mais seguro, para isso, é fundamental investir em ações educativas que envolvam toda a sociedade.
Essas campanhas. pensa-se, deveriam ser planejadas e executadas em parceria com escolas, empresas e organizações da sociedade civil, buscando engajar a população na construção de um trânsito mais seguro e consciente.
Sandro Rocha assume o Detran-RO em um momento crucial, com grandes desafios pela frente, de um órgão que não é querido da sociedade. Os usuários estão ansiosos que sua gestão seja marcada pelo compromisso com a transparência, a eficiência e a proximidade com a população usuária do sistema e que suas iniciativas sejam bem-sucedidas, a fim de que o Detran-RO possa se transformar em um exemplo de Autarquia eficiente e socialmente responsável e não um organismo voraz na arrecadação, mas perdulário nos gastos com ações fora de seu 'mister'.