Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Guajará-Mirim, RO - Em um desdobramento político significativo, Marinice Granemann (PL), vice-prefeita de Guajará-Mirim, foi empossada novamente como prefeita interina na terça-feira (16). A posse ocorreu após o afastamento judicial de Raissa Bento (MDB), que havia retornado ao cargo há apenas uma semana.
Marinice foi chamada a assumir a prefeitura enquanto participava de um evento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O afastamento de Raissa Bento foi determinado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), com validade de 120 dias.
Raissa Bento já havia sido afastada em janeiro de 2024, durante a Operação Avatar, conduzida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e a Polícia Civil. A operação investigava supostos crimes de corrupção passiva, associação criminosa, fraude processual, nomeação ilegal de servidor, usurpação de função pública, falsidade ideológica e desacato.
A decisão do TJ-RO de afastar novamente Raissa veio apesar de uma ordem judicial na semana anterior que a reconduziu ao cargo, alegando que não haveria mais risco com seu retorno, visto que as provas já haviam sido colhidas. A defesa de Raissa Bento aguarda acesso ao processo para se manifestar.
A comunidade de Guajará-Mirim acompanha com atenção esses eventos, que têm causado instabilidade na administração municipal. A Justiça deferiu os mandados de suspensão da função pública, atingindo não só Raissa, mas também dois servidores da Câmara Municipal.
Marinice Granemann, agora no comando interino, enfrenta o desafio de conduzir o município em meio a essa turbulência política e administrativa.