Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
BRASIL: Desgastado eleitoralmente em Rondônia por conta de sua decisão de integrar a base do governo Lula no Congresso Nacional, o senador Confúcio Moura (MDB), e a sua cúpula emedebista no Estado, já cogitam o recuo da sua tentativa de reeleição e buscar uma das oito cadeiras de Rondônia na Câmara Federal na eleição de 2016.
Essa movimentação eleitoral de Confúcio daria espaço para que o MDB tomasse o título do UNIÃO de maior bancada partidária rondoniense na Câmara dos Deputados a partir de 2017, abrindo para uma tentativa do casal Raupp de retornar ao cenário político, ele buscado o Senado, ela, a Câmara Federal.
Essa cogitação vem ficando cada vez mais forte há cada ano que passa e o número de eleitores rondonienses com extrema aversão ao atual Governo Federal e todos que apoiam essa gestão, se mantém massivo nas pesquisas realizadas no Estado.
Confúcio vem enxergando que não dará conta dos candidatos bolsonarista que virão ao Senado em 2026. Nomes como Marcos Rogério (PL), Marcos Rocha (UNIÂO) e Silvia Cristina (PP), são alguns.
Caso tome essa decisão, Confúcio realizará uma manobra que já foi realizada por grandes nomes da política nacional, queiram recuar na pretensão do mandato, para garantir uma vitória eleitoral e se manter forte politicamente, é caso de Aécio Neves, Gleisi Hoffmann, Eduardo Suplicy, entre outros.