Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 19 de setembro de 2024
BRASIL: Após ser alvo de um requerimento de convocação emitido pela Câmara Federal para prestar esclarecimentos sobre as queimadas e desmatamento dentro do bioma amazônico em Porto Velho, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, realizou uma coletiva de imprensa nesta última quarta-feira (7), em Brasília (DF).
De acordo com a ministra, o estado de Rondônia apresentou a maior redução nos índices de desmatamento entre todas as regiões que ficam dentro do bioma amazônico. Segundo Marina, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, Rondônia teve uma diminuição de 63% no desmatamento.
Seguido Rondônia no índice de redução do desmatamento vem o Amazonas (-58%), Acre (-54%), Mato Grosso (-52%) e Pará (-47,7%). Os dados são do INPE, e também estava presente na coletiva a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
“Além disso, os dados mostraram que nos 70 municípios da Amazônia considerados prioritários para o combate ao desmatamento, houve queda de 53% da área sob alertas. Essa redução mostra que o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm), retomado neste governo, está dando resultados”, afirmou a ministra Marina Silva.
Os dados apontados pelo INPE chamam atenção dos portovelhenses, que estão respirando há semanas o pior ar do Brasil, entranhado de fumaça oriunda de queimadas ilegais na floresta amazônica que cerca o perímetro urbano da cidade.