Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 7 de outubro de 2024
PORTO VELHO-RO: Uma indicação encaminhada pela deputada Ieda Chaves (UNIÃO) pode culminar em uma adesão do Governo de Rondônia ao programa Amber Alert, uma iniciativa da empresa META para a localização rápida de menores de idade desaparecidos.
Implantado nos Estados Unidos e adotado pelo Brasil, o Amber Alert é um sistema e alerta ativado em casos de rapto ou sequestro de crianças, disparando publicações nas plataformas Facebook e Instagram.
Com resultados positivos nos locais onde foi implantado, o disparo desse sistema só pode ser realizado com autorização das autoridades policiais, entre outros termos condicionantes, motivo pelo qual ele é regulado pelo Ministério da Justiça.
“A adesão ao sistema proporcionaria ao estado de Rondônia um mecanismo de proteção que fortalece as políticas públicas voltadas para a segurança de crianças e adolescentes, ampliando o alcance das ações e resposta imediata em casos de desaparecimento”, justificou a deputada Ieda Chaves.
Acre, Piauí, Espirito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e Pernambuco já aderiram ao programa Amber Alert. O Governo de Rondonia deverá responder a solicitação da deputada nas próximas semanas.