Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Uma parlamentar de Porto Velho, conhecida por sua atuação na proteção dos direitos dos animais, está sendo alvo de uma investigação após a Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), deflagrar a Operação Lambuja.
A ação, realizada na terça-feira (10), incluiu o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em residências e em uma ONG de proteção animal, onde há suspeitas de desvio de R$ 300 mil repassados por emenda parlamentar.
A investigação foi desencadeada após denúncias apontarem irregularidades no uso dos recursos, que foram repassados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Falsificação de documentos na prestação de contas e a precária situação do abrigo de animais, mesmo com o montante recebido, estão entre as suspeitas. Além disso, um veículo comprado com a verba destinada à ONG estaria sendo usado pela própria parlamentar para interesses pessoais e políticos.
Os recursos deveriam ter sido utilizados para a compra de suprimentos e melhorias no abrigo, porém, segundo a Polícia Civil, não há sinais de melhorias no local. As despesas com alimentação dos animais também foram questionadas, já que não correspondem aos valores declarados.
A Decor segue apurando o caso para reunir mais provas, identificar os envolvidos e assegurar o retorno do dinheiro público desviado. Até o momento, parlamentar não se manifestou sobre as acusações.