Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
BRASIL: A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou durante uma entrevista concedida programa “Bom Dia Ministra”, veiculada pelo Canal Gov nesta última terça-feira (17), que brigadistas de combate a incêndios florestais foram “recebidos à bala” em Rondônia.
De acordo com a ministra, os brigadistas precisaram recorrer ao socorro da Força Nacional para conter os incêndios na região onde vivem o povo indígena Suruí, nas proximidades do município de Cacoal, no interior do Estado.
“Recebi um pedido de socorro do povo Suruí porque eles viram que criminosos estavam ateando fogo dentro da reserva indígena. Nós mandamos nossos brigadistas e eles foram recebidos à bala. Tivemos que pedir ajuda da Força Nacional de Segurança. Os brigadistas dos indígenas também já tinham sido violentamente expulsos da área deles próprios à bala”, disse Marina Silva.
Nesta semana, o Governo Federal autorizou a Força Nacional a atuar no combate aas queimadas em Rondônia, até o momento, o Estado é o que mais realizou prisões e detenções por conta de incêndios criminosos.